quinta-feira, 17 de setembro de 2009

INCUBADORA TECNOLÓGICA DE COOPERATIVAS POPULARES

Em torno de um contexto tecnológico, o Comitê de Entidades Públicas, integrante do Programa Ação da Cidadania Contra a Miséria e Pela Vida, desenvolveu a proposta de um Programa Nacional de Cooperativas de Trabalho que visa implementar e disseminar o modelo cooperativista de serviços como forma de geração de trabalho e renda em áreas urbanas de baixa renda. Em nível federal, esta proposta conta com o apoio do Programa Comunidade Solidária.
A
 organização e a capacitação das comunidades para o trabalho gerador de renda são ações básicas, não só para possibilitar a melhoria de vida da população, mas também para que os projetos se executem e caminhem para a auto-sustentação. A Incubadora tem por objetivo realizar o ciclo completo de criação de cooperativas e promover sua inserção no mercado, incluindo a capacitação das comunidades, formação em cooperativismo, desenvolvimento tecnológico, através de cursos, apoio técnico e suporte creditício. A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares está instalada no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e está formando, inicialmente, cinco cooperativas, para pessoas desempregadas na área de construção civil (pedreiros, bombeiros, eletricistas), no Município de Duque de Caxias e em favelas cariocas. Atua, também, junto à cooperativa, já instituída nas favelas do Complexo de Manguinhos, com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, tendo sido contratada, por esta instituição, para a execução de serviços gerais do campus(jardinagem, copa, limpeza, entre outros).
Esta ação colaborativa é muito bem vista por todos, pois além de impulsionar a população desempregada dando-lhes uma oportunidade de emprego, os instrui educacionalmente, lhes proporcionando novos métodos para serem inseridos no mercado de trabalho e na sociedade.